O ensino de engenharia, baseado em conteúdo e no professor, passou a ser questionado em função da grande quantidade de conhecimento disponível (e sua rápida evolução), da aplicação da tecnologia como uma ferramenta de apoio ao ensino, e das novas competências e habilidades impostas ao engenheiro pelo mercado de trabalho.

A partir desse ponto, acentua-se a aquisição de conhecimento e as formas de aprender, em detrimento do memorizar e reproduzir. Valoriza-se a solução de problemas novos com estratégias diferenciadas. O aprender a aprender, a habilidade para trabalhar em equipe, a formação de competências variadas e a educação continuada são desafios a serem enfrentados. No caso específico da Educação em Engenharia, estas questões revestem-se de especial importância porque envolvem aspectos econômicos, sociais, mercadológicos e tecnológicos.

Com essas preocupações, o Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Engenharia – APRENDE – tem como finalidade investigar e intervir nos processos de geração, modelagem, transferência e mensuração do conhecimento específico da Engenharia de Produção, em todas suas áreas de atuação. Para tanto, os pesquisadores propõem-se a realizar o mapeamento individual e das interfaces das seguintes áreas: