Estilo de Aprendizagem pode ser definido como a maneira pela qual cada pessoa percebe e processa as informações. Uma combinação de diversas dimensões psicológicas e cognitivas, em variadas intensidades, que nos fazem perceber e processar as informações de modo particular. Uma pesquisa está sendo realizada com o objetivo mapear os estilos de aprendizagem dos estudantes de engenharia brasileiros e americanos, com vistas à proposição de novas técnicas de ensino e a melhoria do ensino de engenharia

Para o levantamento dos estilos de aprendizagem, estão sendo utilizados os questionários desenvolvidos por R. Felder e D. Keirsey (que autorizaram o uso). O modelo de Felder enfatiza dimensões relacionadas ao aprender em atividades de ensino ou treinamento. Já o modelo de Keirsey está baseado em dimensões psicológicas, originadas em Jung. Os pares de dimensões propostos por Felder são: Ativo / Reflexivo; Sensorial / Intuitivo; Visual / Verbal; Seqüencial / Global. Já Keirsey propõe os seguintes pares de dimensões: Extrovertido / Introvertido; Sensorial / Intuitivo; Racional / Emocional; Estruturado / Flexível. Em ambos os questionários, as dimensões são identificadas e quantificadas.

Para facilitar uma grande coleta de dados dos Estilos de Aprendizagem dos estudantes de engenharia foi desenvolvida uma Base de Dados, que está hospedada no servidor do Departamento de Engenharia de Produção, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, no seguinte endereço: http://empresarial2.prod.eesc.usp.br.

Fotos Ilustrativas do Banco de Dados