Estilos de Aprendizagem e Formação de Competências

Trata do mapeamento dos Estilos de Aprendizagem de estudantes e profissionais de empresas, da análise de sua inter-relação com os processos de aprendizagem e suas implicações na formação de competências, com vistas a:

  • Mapear as diferentes maneiras pelas quais estudantes (de engenharia e demais cursos) e profissionais de empresas aprendem e resolvem problemas;
  • Identificar as conseqüências do estilo de aprendizagem e dos modos alternativos de aprendizagem para a formação de competências profissionais;
  • Identificar as competências necessárias para o engenheiro segundo a visão dos três segmentos representativos: associações de classe, mercado (empresas) e academia (universidades).

 

Simulação e Integração Empresarial

Procura investigar como a simulação e os jogos podem ser usados para descrever a natureza e a integração das funções empresariais, e para auxiliar o entendimento dos processos decisórios associados, com a finalidade de:

  • Transferir conhecimentos para ambientes empresariais na forma de treinamento e converter esses conhecimentos adquiridos em ações educacionais;
  • Desenvolver jogos de empresas, nas mais variadas modalidades, e simulações computacionais retratando situações concretas e reais;
  • Utilizar a Metodologia “System Dynamics” como ferramenta de tomada de decisão.

 

Gestão do Conhecimento

Ocupa-se da investigação, sob a ótica da engenharia de produção, do papel do conhecimento e de como utilizá-lo como um elemento de vantagem competitiva, a fim de:

  • Identificar, analisar e propor soluções para os problemas de aquisição, construção do conhecimento em ambientes acadêmicos e empresariais;
  • Explorar os recursos tecnológicos e de software existentes como ferramenta de modelagem de processos decisórios e de transferência do conhecimento;
  • Utilizar a Metodologia “System Dynamics” como ferramenta de aquisição e sistematização de conhecimento.