Estilos de Aprendizagem e Estratégias de Aprendizagem

Aqueles que já participaram da pesquisa, sobre o mapeamento dos estilos de aprendizagem, coordenada pelo Prof. Renato Belhot, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, USP, encontrarão importantes informações adicionais no material escrito por Richard M. Felder e Barbara Saloman, sintetizado a seguir. Lembre-se que a sua preferência por aprender, em cada uma dos quatro pares de dimensões, pode ser leve, moderada ou forte.

Caso você ainda não tenha participado dessa pesquisa, a leitura desse material complementar eventualmente não fará sentido.

1) Dimensão Ativo / Reflexivo

Os autores apontam que o equilíbrio entre as duas categorias, Ativo e Reflexivo é ideal, pois uma decisão pode causar sérias conseqüências se tomada às pressas, sem refletir ou amadurecer a questão. E, por outro lado, a fase de reflexão pode ser tão demorada e detalhada que a decisão pode perder seu valor ou oportunidade.

1.1) O que pode ser feito, quando o seu perfil é ATIVO

Ao participar de uma atividade (aula, reunião de negócios, comitê) em que não é enfatizada a discussão de um problema prático ou sua solução, compense essa divergência com seu estilo de aprendizagem preparando-se antes, tentando prever as decisões e suas conseqüências. Trabalhe ou estude com um grupo, no qual os integrantes expliquem diferentes tópicos uns aos outros. Procure antever o que lhe pode ser perguntado, levante diferentes cenários e estabeleça planos de ação. Você vai reter melhor a informação se identificar maneiras de utilizá-la de forma prática.

1.2) O que pode ser feito, quando o seu perfil é REFLEXIVO

Ao participar de uma atividade em que se concede pouco ou nenhum tempo para refletir (pensar) sobre um problema ou uma nova informação, compense essa divergência com seu estilo de aprendizagem ao estudar o assunto. Não se limite a ler e memorizar o material, faça paradas periódicas para revisar o que leu e para pensar em possíveis questões ou aplicações. Pode ser bastante efetivo escrever pequenos resumos do material ou fazer anotações, com suas próprias palavras. Isso lhe permitirá reter o material de modo mais efetivo.

2) Dimensão Sensorial / Intuitivo

Para ser um aprendiz eficiente e bom solucionador de problemas, você precisa estar apto a utilizar essas duas dimensões. Ao enfatizar demasiadamente seu lado intuitivo, você pode deixar escapar detalhes importantes ou cometer erros, nos cálculos ou nos trabalhos práticos, por falta de atenção. Se for enfatizada sua preferência sensorial, você irá confiar demasiadamente na memória e nos métodos tradicionais, em detrimento de um raciocínio inovador.

2.1) O que pode ser feito, quando o seu perfil é SENSORIAL

Sensoriais compreendem e retêm melhor a informação se percebem como ela se relaciona com o mundo real. Se você participa de um evento, aula por exemplo, onde o assunto é tratado de uma forma teórica e abstrata, você pode se sentir desconfortável. Peça ao professor exemplos específicos, e descubra como os conceitos são aplicados na prática. Caso não se sinta satisfeito, procure mais exemplos em outras referências ou discuta o assunto com outras pessoas.

2.2) O que pode ser feito, quando o seu perfil é INTUITIVO

As aulas expositivas são normalmente mais aproveitadas pelos intuitivos. No entanto, se você é intuitivo e está assistindo a uma aula que exige memorização e aplicação rotineira de fórmulas, você pode se aborrecer. Peça ao professor para mostrar como os fatos estão ligados uns aos outros ou procure você mesmo as conexões. Você pode cometer erros nas provas por ser impaciente com detalhes e não gostar de repetição como, por exemplo, conferir um problema resolvido. Leia a questão inteira antes de iniciar a responder e procure conferir os resultados.

3) Dimensão Visual / Verbal

Aprendizes visuais relembram melhor o que viram, os verbais tiram mais proveito das palavras. Todos aprendem melhor quando a informação é apresentada visual e verbalmente. Nos cursos superiores, de um modo geral, as aulas ainda são dadas com pouca utilização de informação visual (figuras, diagramas, fluxogramas, esquemas, filmes), normalmente os alunos ficam passivos ouvindo preleções, tomando notas do material escrito ou projetado pelo professor. Os levantamentos preliminares indicam que a maioria das pessoas é visual, o que quer dizer que a grande maioria dos estudantes poderia ser beneficiada se as apresentações fossem mais visuais. Os melhores aprendizes são os que processam a informação de forma visual e verbal.

3.1) O que pode ser feito, quando o seu perfil é VISUAL

Se você é visual, procure por diagramas, esquemas, figuras ou faça você mesmo uma representação esquemática do material que está apresentado de forma predominantemente descritiva, verbal. Pergunte ao professor se existem filmes sobre o material, pesquise na internet por apresentações multimídia. Utilize marcadores de texto, de várias cores. Use uma mesma cor quando quiser relacionar itens relacionados.Sistematize as informações, identifique os conceitos principais e suas conexões, prepare um esquema destacando graficamente esses elementos e suas ligações (blocos e linhas).

3.2) O que pode ser feito, quando o seu perfil é VERBAL

Prepare resumos do material que está sendo estudado, usando suas próprias palavras. Isso favorece também seu entendimento sobre o assunto.Sempre que possível trabalhe em equipe, sua compreensão será melhor se você ouvir as explicações de seus colegas e procurar expor o material para eles.

4) Dimensão Seqüencial / Global

Aprendizes seqüenciais tendem a processar as informações de forma linear, em etapas logicamente encadeadas. Tiram mais proveito do material quando as partes estão logicamente conectadas, isso facilita o conhecimento de aspectos específicos e a solução de problemas.O domínio do conhecimento se dá por etapas, que vão sendo sucessivamente superadas.
Os aprendizes globais processam as informações relacionando-as ao contexto mais amplo. Podem ser imprecisos sobre os detalhes da matéria, enquanto não conseguirem enxergar o quadro todo, os elementos e suas relações.

4.1) O que pode ser feito, quando o seu perfil é SEQÜENCIAL

Nos cursos superiores a maioria das disciplinas são ministradas de forma seqüencial. Caso as etapas não sejam apresentadas, peça detalhes ao professor livros onde encontrar os detalhes. Quando estiver estudando coloque o material em uma ordem lógica que faça sentido para você, prepare resumos. Procure também fortalecer seu raciocínio global, relacionando cada nova informação com conhecimentos que você já tem.

4.2) O que pode ser feito, quando o seu perfil é GLOBAL

Se você é um aprendiz global, o reconhecimento de que você percebe e processa as informações de forma diferente dos seus colegas já começa a ajudar. Ao ler um material pela primeira vez, procure entender quais os objetivos pretendidos. Se tiver uma introdução ou resumo, leia antes. Sempre procure ter uma idéia completa do assunto, evite curtos períodos de leitura e ter que voltar várias vezes. Relacione o assunto com o que já conhece, com outros domínios, veja as conexões. No devido tempo você compreenderá o assunto novo, como por um “estalo”.